terça-feira, 23 de setembro de 2008

O DIFERENCIAL DA MEDICINA ORIENTAL - TRATANDO E CURANDO HÁ MAIS DE 5000 ANOS

Há mais de 5.000 anos, os chineses desenvolveram uma medicina através da observação da natureza. Com base nessa observação, desenvolveram sistemas de tratamento e cura realizado através de técnicas e práticas com o objetivo de manter e prevenir a saúde.

O foco principal é tratar as causas dos distúrbios, ocasionados por desequilíbrios físicos, mentais e espirituais de forma onde o paciente perceba que quando adoece, os sintomas que apresentam está ligado direta/indiretamente à algum desses, embora os fatores externos também possam vir à contribuir para o mesmo.

Outro aspecto importante é tratar o indivíduo como um todo, diagnosticando-o através de sinais e sintomas, até então bem diferenciados e complexos, mas que nos leva a detectar quais procedimentos e padrões adquiridos o levaram aos seus desequilíbrios, que de uma forma ou de outra estão associados aos aspectos que começaram a incorrer em seu dia-a-dia.

A análise na medicina oriental além de totalmente diferenciada, associa todos os sinais apresentados, juntamente com um padrão energético adquirido e que não é o dele. Detectada as causas procuramos estabelecer novos padrões em função de permitir que o organismo volte ao seu estado natural, ao seu padrão de origem. A educação do paciente no sentido de não favorecer as recidivas, também vem muito à calhar, sendo que o mesmo acontece quando da conscientização dos mecanismos que o levaram ao seu desequilíbrio.

É importante salientarmos que a medicina oriental está conectada em nossa capacidade de mutação. As adaptações e regenerações que ocorre no nosso organismo vem contribuir para o diferencial da mesma. Vale ressaltar : medicina oriental é medicina, com seus recursos e tratamentos distintos, e antes de qualquer coisa, uma ciência que trata e cura há mais de cinco mil anos.

Inúmeros males como: depressão, pânico, stress, insônia, cefaléias, problemas gástricos, respiratórios, circulatórios, impotência, lombalgias, vícios, alergias, infertilidade, afecções em geral, enfim uma gama enorme dos mesmos, e em especial as doenças crônicas e degenerativas, podem ser tratadas . Sua eficácia é notória nas síndromes urgenciais , embora pouco sabido.

Quando partimos do princípio que tudo se origina de um sistema de nervos, que garantem a função do equilíbrio dos fatores bio-psico-espirituais, compreendemos a sua base.

Após o diagnostico se define quais os fatores da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) vai então ser utilizados para o tratamento e se será aplicada uma única ou um conjunto das diversas técnicas chinesas: acupuntura, moxabustão, fitoterapia, ventosas, reflexologia podal, Tchi Kung, Tai Chi Chuan, massagem Tui Na . Chamamos a atenção para a “sementeterapia” que consiste na aplicação de minúsculas sementes chinesas para tratamento em crianças ou até mesmo adultos.

No mundo moderno, o stress, a vida agitada, a ansiedade, o consumo desenfreado, as desordens emocionais, alimentação inadequada, poluição, os fatores climáticos e alterações do meio ambiente, contribuem para o aparecimento ou intensificação dos distúrbios do ser humano como um todo.

Acredita-se que 90% das doenças tem origem nas tensões nervosas, na alteração do sistema nervoso, que causam o enfraquecimento dos nervos.
As técnicas chinesas atuam no sentido de reequilibrar e revitalizar essa rede nervosa, retardando o envelhecimento, recuperando a energia perdida e renovando-a constantemente.

Conseqüentemente a promoção e prevenção da saúde leva a um aumento nas suas capacidades mentais, espirituais e na expectativa de vida.
O uso dessa medicina milenar com certeza agregará mais qualidade em sua vida. Pense nisso!

Postado por Angela A. às 11:46 0 comentários