terça-feira, 1 de setembro de 2009

Acupuntura agora é usada para tratar rugas e celulite

Tradicionalmente reconhecida ... no tratamento de dores crônicas, a acupuntura agora está ganhando espaço em outra área: a estetica. Cada vez mais mulheres procuram especialistas para tratar celulite, gordura localizada, estrias, acne, rugas de expressão e outros incômodos que fazem toda a diferença na vaidade feminina.

Usar as agulhas da acupuntura em benefício da beleza não é uma técnica nova. Foi descoberta na década de 70 por um médico chinês durante o tratamento de um paciente com paralisia facial. O médico observou que o lado do rosto tratado com as agulhas ficou mais sedoso e mais macio que o lado não tratado. E foi assim que a técnica chinesa mais uma vez ganhou mais adeptos.

Na visão da medicina chinesa, qualquer alteração no organismo humano é vista como um desequilíbrio energético que aumenta a probabilidade de a pessoa desenvolver patologias que variam de dores crônicas à celulite. E essa disfunção pode ser tratada com a acupuntura.

De acordo com os acupunturistas, é possível reduzir até 5 cm da gordura localizada e praticamente sumir com celulites e estrias, especialmente as mais recentes. No caso da estria, a agulha é colocada sob a pele, na região da estria, para estimular a produção de colágeno.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

EXISTEM CONTRA-INDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS PARA A ACUPUNTURA ESTÉTICA?
Sim, como em qualquer outro tipo de intervenção. As principais contra-indicações são doenças graves, uso de marca-passos e medo de agulha. O principal efeito colateral é a permanência de hematomas por alguns dias.

EM QUANTO TEMPO A PESSOA OBTÉM RESULTADOS?
Isso varia de acordo com cada organismo. Normalmente os primeiros resultados aparecem entre três e cinco sessões.

A ACUPUNTURA ESTÉTICA TRATA QUALQUER COISA?
Não. Depende do grau do problema. Por exemplo: a acupuntura não trata rugas profundas, envelhecimento avançado, estrias muito antigas.

Fonte: Jornal Veja Agora - Edição 238 - 30 de abril de 2006